domingo, 30 de dezembro de 2012

Frase do ano (3)

Por: Tutsplus (Psd-dude)
     Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.” – Joseph Pulitzer


     Poderia ser a frase do ano, se não fosse tão antiga, se não fosse tão adequada a tantos e tantos anos.



     Tenho alguma dúvida se a imprensa formou, ou apenas se aproveitou de um público que é assim. Sua responsabilidade, no entanto, é a mesma.

     Não descreverei aqui todos os motivos que poderiam comprovar como esta frase é verdadeira (o Política Nada Imparcial já da conta do recado), dividirei apenas um exemplo, descrito mais adiante.


     A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro”, diz outra célebre frase, esta de Noam Chomsky.



     Quanto ao público, por mais que eu me esforce, não consigo compreender de outro modo, quem assiste a um programa destes e não se espanta, não se irrita, não se antagoniza ao que lhe esta sendo vomitado, tornou-se um acéfalo completo. Não percebe também que quando lê determinados veículos de comunicação (Época, Veja, Folha, Globo, Estadão, etc.), sai mais burro e ignorante depois da leitura do que antes de tê-la começado.



     O exemplo que gostaria de citar ocorreu enquanto eu corria na esteira da academia, onde há uma televisão postada na frente da mesma, que estava ligada na Globo. Passa o Domingão do Faustão, programa já tão e tão criticado, batido, massacrado, mas que continua a dar boa audiência (¡¿por que não me espanto?!), tanto que se mantém na programação ao longo de mais de duas décadas.

     O programa do Faustão acaba e, aí sim vem o pior, pois o próximo que começa é um programa que se julga sério, que se propõe a informar, mas o que se vê são só as mais extraordinárias parvoíces. Muito sensacionalismo, temperado com desinformação, alienação e irrelevâncias de toda ordem. Isto no programa para informar, a revista eletrônica – imagina só as novelas, aquelas fábricas para adestramento de saguis.



     Vendo a larga audiência, e como a ideologia terrível regurgitada diariamente é internalizada pela ampla maioria da população, só posso concluir que a imprensa marrom venceu: de fato conseguiu formar um público tão vil como ela mesma. Fantástico.



P.S: Poderia até dizer algumas palavras esperançosas, afinal, amanhã é outro dia, o sol nascerá novamente, outra realidade poderia começar, bastaria eles assim desejarem. Porém, não nutro esperança nenhuma quanto a uma melhora da imprensa tupiniquim. Citando Frederico Barros: eles não aprendem, não esquecem e não perdoam.

Nenhum comentário: