segunda-feira, 21 de junho de 2010

Aforismo LXXVI

Se um homem é inexoravelmente sentenciado ao inferno por cometer o suicídio, ¿os que o levaram a tal ato de desespero serão condenados ao que?

2 comentários:

aquela garota ali disse...

sempre achei o suicídio um ato de egoísmo pois geralmente me parece que a pessoa o comete por considerar em primeiro lugar o seu próprio sofrimento e desespero.
mas confesso que nunca tinha imaginado dessa outra perspectiva, até porque, a impressão que tenho é de que as pessoas possuem uma curiosidade e vontade enorme em relação ao mistério e a experiência da vida. suicídio é desespero extremo. desculpe o desleixo com o português, como sempre.
(Mas dependendo da religião que condena o suicidio, não há quem se salve, não há um sequer.apaixonados pela vida ou não, todos são altamente repulsáveis e passiveis de reprovação)

Doney disse...

Jean Paul Sartre dizia que ninguém, de fato, quer acabar com a própria vida. Na verdade, as pessoas que cometeram suicídio estariam fazendo um pedido de socorro, um pedido de socorro fatal, porque o desejo verdadeiro era que a tentativa de suicídio não desse certo e este ato extremo alterasse a desastrosa correlação de forças que se impunha na sua vida até então.

Em outra extensa reportagem que li, já há muitos anos, lembro-me que na média, oito pessoas sentem-se diretamente responsáveis pelo suicídio de uma pessoa. E que é normal que as pessoas, em algum momento na vida, pensem no suicídio.
Daí a entender o assassínio de si mesmo como um ato egoísta é um salto que não darei. Creio, na verdade, que seja muito mais desespero do que egoísmo.