quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Oposição benéfica

Pelo fato de ler muito, diversas pessoas me perguntaram a respeito de minha opinião sobre Paulo Coelho. E ocorre, mesmo, algo singular com este escritor. Seus críticos são extremamente ácidos, ferinos, desmoralizam sua obra com todas as suas forças. Talvez até por isto, seus admiradores o defendem com a mesma veemência, tão insensata quanto a de seus detratores.
Bem, tendo lido diversas obras do autor, muito me espanta toda esta celeuma em torno de seu nome. Li bons livros dele, como “O Alquimista”, e outros livros bem fracos. E só. Paulo Coelho não é um divisor de águas. Não há porque haver tanto exagero, tanta paixão.
Porém, ocorre toda esta balbúrdia em torno do seu nome e, pode-se observar facilmente que tal disputa é extremamente benéfica ao próprio autor. Não importa que ele não seja uma unanimidade. Importa, sim, que tenha seus fãs fieis, seus defensores sob quaisquer condições, e ele os possui. Paulo Coelho é o maior beneficiário desta disputa, e os pesados ataques que sofre, fazem com que seus seguidores o defendam ainda mais ardorosamente.
Talvez quem o critique não perceba o efeito colateral de sua condenação exagerada.

O único ponto que me espanta sobre Paulo Coelho não é nem sua obra, mas seus leitores em si. Já observei que diversos deles, segundo eles próprios, liam todas as suas obras, e, quase imperceptivelmente, calhava que somente liam este autor.
E, posso afirmar sem nenhuma sombra de dúvida: a pessoa que não lê perde muito, muito, mesmo; porém, a pessoa que lê tão somente um autor sofre inexoravelmente de alguma patologia.

Um comentário:

Jacqueline Vafe disse...

Oie, amei seu blog... dá uma olhadinha no meu depois.

Beijo
http://www.nuvensdeneon.blogspot.com/